As Armaduras e suas classes;

Na série de anime e mangá Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco), a maioria dos personagens são guerreiros que vestem diferentes tipos de armaduras. Cada uma delas foi desenhada e construída por ferreiros a serviço de um deus. Nenhum dos que fizeram as armaduras é revelado, apesar de Shion, Mu e Kiki serem descendentes do povo que forjou as armaduras de Atena, os habitantes do Continente de Mu, continente mitológico no Oceano Índico.

Para herdar uma armadura, o cavaleiro passa por um treino que leva anos sob um tutor; ao final desse treino, ele consegue fazer feitos que desafiam a estrutura humana e leis da física. Isto requer que o guerreiro tenha um certo controle de seu cosmo. A não adequação do cosmo faz com que a armadura se torne apenas uma proteção pesada. Quanto mais controle tem o guerreiro sobre o cosmo, maior sua capacidade de ter uma armadura de nível melhor.

A armadura de um cavaleiro tem uma vida, que, ao ser destruída, só pode ser revivida, e não restaurada de maneira qualquer. Somente os descendentes do povo que as forjou podem revivê-las. No caso das Armaduras de Atena por exemplo, o cavaleiro deve sacrificar metade do próprio sangue para ajudar na recuperação, sendo que um humano normal morre ao perder mais de um terço.

Apesar de cada tipo de armadura ter características diferentes, seus princípios de funcionamento são bastante similares: elas são muito mais resistentes do que o metal comum, e amplifica a cosmo-energia do usuário muitas vezes. Abaixo, os principais tipos de armaduras e suas particularidades.

Apesar de o número de armaduras serem dados como 88 armaduras oficiais de acordo com as 88 constelações, o número de armaduras apresentadas não fazem equivalência com as 88 constelações existentes. Prova disso é o fato de armaduras de constelações antigas também aparecem no manga/anime, tais como: Dante de Cérbero e Orfeu de Lira.

Portanto, 88 é apenas um número simbólico. Como nem mesmo o Santuário sabe quantos são os Trajes Sagrados, usa se esse número como emblema em substituição ao verdadeiro número de armaduras existentes, que é desconhecida ate o momento.

Assim, deve se levar em conta que a Ordem dos Santos de Atena é muito antiga, formadas, segundo os cálculos, na era mitológica onde os deuses governavam livremente este mundo. Através da Historia, A astronomia teve números variados de constelações, chegando ao numero de 88 no ano de 1930, determinado pela União Astronômica Internacional (UAI).

Parte desse período (ate a submersão do continente de Mu e de Lemúria, mais ou menos em 1500 d.C. quando se cessou a produção dos Trajes) muitas armaduras foram criadas, e algumas das constelações a elas correspondentes não mais existem. Isso mostra que ao longo dos séculos, a lista de constelações dos alquimistas foi modificada conforme a mudança das constelações. Cérbero e Harpa, por exemplo, são constelações já extintas, citadas na antiguidade, mas que não constou no “Almagesto”. Também é provável que a lista dos alquimistas não apenas fossem incluídos constelações, mas também Aglomerados (ex: Três Reis e Plêiades) e Nebulosas (ex: Tarântula e Bumerangue), como o caso de Tarântula. Mesmo assim, Atena utilizou estas (lembrando que as sua ordem de guerreiros é anterior mesmo a Ptolomeu) para forjar os Trajes Sagrados. E como jamais foi possível reunir todos eles (e pela ignorância parcial dos arquivos do Santuário e da Fundação Graad), talvez jamais cheguemos a conhecer, de fato, toda a verdade.

Armaduras:

Características: as Armaduras de Atena (Cloth no original) foram criadas por uma tribo de ferreiros paranormais (Harukei, Sage, Shion, Mu e Kiki por exemplo), no extinto continente de Lemúria. É o segundo grupo de armaduras criadas (até onde se sabe) e foram criadas para proteger os Cavaleiros de Atena no seu primeiro confronto contra Poseidon. Cada armadura representa uma constelação. O Cavaleiro deve possuir justiça e integridade, sendo assim, quem a veste deve fazer jus à sua armadura, ou ela o abandona por conta própria. É importante ressalvar que as classificações das armaduras não correspondem ao material utilizado na confecção das armaduras. A maior parte delas é feita dos metais fictícios Gamanion e Oricalco, utilizando o pó das estrelas como 'liga'. Mesmo porque o ouro é muito maleável, de dureza inferior à prata.

Armaduras de Bronze:

Usadas pelos Cavaleiros de bronze, a categoria mais baixa dos Cavaleiros de Atena. Cada armadura tem em geral uma cor diferente e são as armaduras mais fracas, sendo a armadura de Fênix a mais forte dessa classe, com a capacidade de auto-regeneração. Segundo Camus de Aquário elas são congeladas à temperatura de 150°C Negativos.

Armaduras de Prata

Usadas pelos Cavaleiros de prata, a categoria média dos Cavaleiros de Atena. Normalmente elas não trazem muitas cores, predominando as cores cinza, branca ou prata. Muitas Armaduras de Prata tem desenhos parecidos quando vestidas pelos Cavaleiros. Segundo Camus de Aquário elas são congeladas à temperatura de 200°C Negativos.

Armaduras de Ouro

Usadas pelos Cavaleiros de ouro, considerados o grupo de Cavaleiros mais forte dentre os que seguem Atena. Cada uma representa uma constelação zodiacal, consequentemente, também um signo do Zodíaco. Diferentemente das outras armaduras, essas protegem a maior parte do corpo e são praticamente indestrutíveis. O seu estilo é dominado por peças protetoras com forma arredondada e ornamentadas com espirais vitruvianas em alto-relevo, sendo exceção as armaduras do Câncer, Escorpião e Peixes com pontas angulosas, representando as escamas dos peixes e a armadura quitinosa dos artrópodes. Segundo Camus de Aquário somente atingindo a temperatura do zero absoluto (- 273°C) elas podem ser congeladas. Elas têm a capacidade de absorver a luz solar, por isso possuem esse aspecto dourado e luminoso.

Armaduras Divinas

Esta vestimenta é a mais poderosa entre todas as classes de armaduras. São obtidas pelos Cavaleiros de bronze após terem sido restauradas por Shion utilizando o sangue de Atena e os mesmos terem conseguido o que eles chamam de "queimar o cosmo até o infinito", ou seja, ultrapassar todos os limites, alcançando o oitavo sentido que os aproxima dos Deuses, chegado a um nivel jamais visto a não ser nos tempos mitológicos. Assim como nas Armaduras de Ouro, as armaduras divinas protegem todo o corpo do Cavaleiro, são adornadas com símbolos e todas possuem prolongamentos em forma de asas. São as versões mais próximas das Kamui originalmente. A própria armadura da deusa Atena é também desta classe, porém com um nível de proteção mais elevado, muitos a consideram uma Kamui autentica. Segundo boatos, os cavaleiros de ouro também teriam direito a essas armaduras, porém não chegaram a esse nivel. Já que todos morrem no muro das lamentações.

Armaduras Negras

Construídas na Ilha da Rainha da Morte por renegados do Santuário, as Armaduras Negras são cópias das Armaduras de Bronze, pelo fato dessas serem as mais simples de reproduzir dentre todas as armaduras de Atena – ainda que não sejam cópias perfeitas no que se refere ao poder a elas legado. No anime, foram feitas várias cópias da armadura de Fênix por ser a mais poderosa da classe de bronze.

Armaduras de Aço

São usadas pelos cavaleiros de aço, criados pela Toei no anime, sob influencia da empresa fabricante de Brinquedos Bandai que queria vender mais bonecos de mais personagens. Os cavaleiros de Aço fazem uma curta participação na série, durante as batalhas entre os Cavaleiros de Bronze e de Prata. Foram criados especialmente para o anime, e são logo retirados por exigência de Kurumada. Os Cavaleiros de Aço são humanos comuns que não desenvolveram sua cosmo-energia, vestindo Armaduras robóticas feitas de uma liga metálica especial em laboratório pelo professor Osamori da Fundação Galar de Mitsumasa Kido na esperança de ajudarem os Cavaleiros de Bronze e Atena. São cavaleiros artificiais, cujas armaduras foram criadas pela tecnologia. As armaduras dos cavaleiros de aço não apresentam as características, das armaduras dos cavaleiros que possuem cosmo-energia, como vida própria.

Armaduras sem Constelação

São as armaduras que não se classificam em nenhuma mencionada acima, ou seja são forjadas, mas não se sabe o material que é utilizado, se é, bronze, prata ou ouro, são por isso as armaduras dos cavaleiros sonotas que não possuem constelação, como por exemplo, as armaduras dos cavaleiros fantasmas, de Docrátes, guerreiros azuis, cavaleiro do fogo e entre outro, a armadura de Coma Berenice do novo romance "Gigantomaquia", também não se classificam em nenhuma classe, mesmo sua armadura não pertencendo a nenhuma classe, esses cavaleiros prestam serviços a Atena e ao grande mestre exercendo cargos importantes no Santuário. 

Kamuis (Deuses)

São as armaduras dos deuses. Não se sabe muito sobre elas, pois são tão lendárias que só foram usadas nas épocas mitológicas. É importante ressaltar que na era atual, Atena, Poseidon e Hades não apareceram trajando Kamuis, apenas armadura divina, escama e surplice respectivamente.

Geralmente, os doze deuses do Olimpo da mitologia grega são citados como Hera, Apolo, Artemis, Poseidon, Atena, Deméter, Afrodite, Hefesto, Hermes, Ares, Dioniso e Zeus.

Todos os doze vestiam armaduras chamadas de Kamui. Eram divinamente reluzentes e possuíam poderes infinitamente maiores que as Armaduras dos Cavaleiros, Escamas dos Marinas ou Surplice dos Espectros. Como todos os deuses, exceto Atena, Poseidon e Hades sumiram nos céus junto com Zeus ainda na Era dos Deuses, essas Kamuis passaram a ser comentadas apenas como lendas.

Hypnos o deus do sono e mensageiro de Hades diz ter visto uma única vez as Kamuis.

Segundo palavras de Poseidon, os Deuses do Olimpo um dia descerão à Terra para punir os humanos. A volta dos Doze Deuses do Olimpo trajados com suas Kamuis pode tornar-se o estopim para a próxima batalha dos Cavaleiros de Atena.

Mais conteúdo em breve!

4 comentários:

Unknown disse...

Hades mesmo sendo um dos tres grandes deuses não faz parte dos 12 deuses do olimpo, isso quer dizer que ele não tem uma kamui?

Raphael disse...

Bem observado Lucas, é provável que ele realmente não tenha.

Unknown disse...

hades nao precisa de kamui ou ele teria uma forma das trevas

Márcia Santos disse...

Qual a diferença de kamuis e armaduras divinas?